English Chinese (Simplified) French German Italian Japanese Spanish
fone(11) 9 5411-0065 mapa-do-site
   
Texto

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEVERIA SER A LINHA CONDUTORA DE TODAS AS AÇÕES DAS EMPRESAS. PORÉM, A ESMAGADORA MAIORIA DOS EMPRESÁRIOS TEM UMA VAGA IDÉIA DE COMO CONDUZIR SEU NEGÓCIO. É UM FATO LAMENTÁVEL PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA.

Dando continuidade ao nosso trabalho de pesquisa* e diagnóstico do comportamento e da ação dos empresários brasileiros, estivemos em contato com mais 100 empresas da região de Guarulhos e Vale do Paraíba para perguntar sobre como elas tratavam o assunto “planejamento”.

 O resultado, como já é esperado de um povo que cultua o estilo NHS**, foi comprovado: 

  1. Somente 37% das empresas afirmam (ou tem coragem de dizer) que tem planejamento para pelo menos 5 anos e apenas 4% se planejam para os próximos 10 anos, confirmando a tendência de menosprezo da importância e da eficácia que ações planejadas geram nos negócios.
  2. Algumas empresas não têm coragem de dizer que possuem um sistema de trabalho que planeja suas ações futuras, porque simplesmente NÃO as colocam em prática! Reuniões de planejamento para o(s) próximo(s) ano(s) são mera formalidade anual e uma sonolenta repetição dos fatos, com algum pequeno detalhe diferenciando o plano atual do anterior, para demonstrar “criatividade” de quem elabora um “novo plano de ação”.
  3. 90% das empresas que se planejam alegam ter como motivos o aumento do lucro ou não obter prejuízo e, como sempre, promover ações para redução das suas despesas. O triste é o esquecimento do mais importante de todos: a perpetuação da empresa. Pior: quase todas não utilizam uma metodologia ou sistemática para obter essa redução; os empresários contam, óbvio, com a criatividade e com as idéias dos seus gestores... falar de Six Sigma, Lean Manufacturing, nem pensar... é muito caro! (Ah, quanta oportunidade...)
  4. A boa notícia é que 74% já possuem algum tipo de certificação do seu sistema de qualidade, sendo a ISO a sua esmagadora preferência. (Não se enganem: 100% implantaram um sistema de qualidade forçadas pelos seus clientes ou pela concorrência)

Por fim, sem querer ser um verdadeiro Cavaleiro do Apocalipse, mas vendo um futuro negro para algumas das pesquisadas, quando constatamos que 56% das empresas alegam não ter ou não fazer nenhuma espécie de planejamento alegando ser “uma empresa pequena”, concordamos veementemente: quem pensa pequeno é pequeno mesmo!


*Pesquisa realizada no período de 19 a 30/10/09.

** NHS = Na Hora Sai – ou seja, um povo que adora improvisar, que não planeja porque confia no seu feeling, na sua experiência, deixando para o último momento a decisão, contando com a sua criatividade, blá, blá, blá...

Site Login