English Chinese (Simplified) French German Italian Japanese Spanish
fone(11) 9 5411-0065 mapa-do-site
   
Texto

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Pesquisa Mostra que Empresários da Grande São Paulo Apresentam Miopia Empresarial Diante das Oportunidades Atuais de Mercado.

  

Em pesquisa realizada com 100 empresas da região de Guarulhos e Vale do Paraíba, entre os dias 10/08 e 08/10/09, perguntamos como as empresas estavam reagindo diante de uma crise mundial, com relação aos treinamentos corporativos.

Pudemos observar algumas características dos empresários:

1º)  Para 59% deles, a crise ainda não passou, demonstrando um posicionamento bastante pessimista, descolado da realidade dos indicadores econômicos divulgados pela imprensa e pelo Governo e, ao mesmo tempo, despreparada com relação ao leque de oportunidades que cenários como os que estamos enfrentando propiciam;

2º)  Pior: para 100% dos entrevistados, em tempos de crise as empresas NÃO investem em treinamentos. Esse resultado demonstra claramente a miopia empresarial que os assola, principalmente pelo fato deles não associarem de forma lógica o que o potencial humano pode gerar de novos negócios em tempos de crise;

3º)  Paradoxalmente – e felizmente – 79% entendem ser importante para a empresa investir em programas de treinamento em negociação e liderança e 74% justificam não haver verbas ou não terem conhecimento e/ou oportunidade de investir. Neste ponto surge, enfim, uma luz no fim do túnel!

A pesquisa sugere que muitos empresários sabem da importância dos treinamentos em negociação e liderança, mas o clima organizacional de tensão em relação à crise, de certa forma, os impede de “gastar dinheiro” em treinamentos. Outros, por desconhecimento ou inação, acabam por postergar esse tipo de investimento para um momento “mais propício”.

Devemos estar atentos, pois é fundamental que as empresas entendam a necessidade do aperfeiçoamento e do desenvolvimento das potencialidades de suas equipes, principalmente e urgentemente em momentos que o mercado acena com oportunidades que só acontecem quando uma grande crise se instala.

É justamente nesses momentos que os empreendedores de verdade aproveitam para reconstruir seus negócios...

Site Login